terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Projecto em andamento...

Apesar de estarmos de férias, o projecto não foi posto de lado por momentos...
Foi mesmo por nos encontrar-mos de férias, que o grupo decidiu por mãos à obra e falar com algumas entidades que pudessem nos ajudar com o desenrolar do trabalho... Entidades essas, que apenas tivemos acesso apenas em Lisboa, infelizmente. Como foi o caso do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Para mais desenvolvimentos, teremos de ir novamente a Lisboa para que nos possam ajudar melhor. Por enquanto, sabemos que a madeira é sem dúvida o melhor material para a construção do nosso braço robótico, pois outros materiais são demasiado dispendiosos monetariamente (e não é isso que se pretende).

Em relação ao sistema hidráulico, esse, não nos foi aconselhado como o melhor processo de locomoção do braço. =/ Acho que teremos de reavaliar esse passo...

no entanto, esperemos obter respostas mais concretas desta vez, para que assim possamos de facto concluir o nosso projecto até ao final do segundo período, tal como nos propusemos. 

domingo, 12 de dezembro de 2010

Visita do professor Aragão

Nesta penúltima semana de aulas, tivemos o prazer de nos fazer acompanhar, o professor António Aragão. Um professor já reformado, mas que outrora deu aulas de biologia.
Apesar disso, tem alguns conhecimentos e experiência na área da Física também.
Foi-nos bastante útil a sua ajuda, melhorando as nossa ideias para a parte mais electrónica do trabalho.
As ajudas que nos deu, foi relativamente à potências dos motores, quais os mais adequados, e ainda onde poderíamos encontrá-los.
Enfim, matérias onde teremos de nos debruçar já neste segundo periodo, com vista à finalização do projecto em si.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Funcionamento do Arduíno

O arduíno como se pode ver abaixo, já consegue criar um circuito eléctrico.
Isso será o que irá  acontecer com o sistema hidráulico a funcionar mecanicamente.
Para já, trata-se apenas de um teste ao arduíno e suas competências mecânicas. Mas o projecto está a cada dia, com mais pernas para andar

o arduino finalmente funcionou!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Será possível reproduzir artificialmente algumas das funções de um braço humano com materiais de uso comum?

Este é o problema, com o qual nos deparamos semanalmente, e que temos vindo ao longo deste primeiro período solucionando algumas questões mais pertinentes. Como foi o caso da escolha do fluído a utilizar no sistema hidráulico, do design da nossa primeira maqueta, e ainda da mais intrigante problemática acerca da conciliação de um sistema hidráulico mecânico, sem recurso à ajuda manual.
Mas a pouco e pouco, e com alguma pesquisa, já conseguimos ligar o arduíno  de forma a criar um circuito eléctrico. e será assim, que tudo se irá processar na ligação electrica do braço.


Assim, apenas nos falta concluir a conciliação da ligação do motor ao sistema hidráulico, o que será uma questão a solucionar para o próximo período.

Apesar de ser um projecto deveras ambicioso, e de certa forma complexo, trás-nos algum desafio às nossas capacidades, bem como, um enriquecimento profundo acerca de conhecimentos, em áreas, que nos eram desconhecidos.
É uma aprendizagem constante e divertida, que temos conseguido ao longo do tempo, sem um enorme esforço como era de esperar de um projecto destes.

Início da construção do ombro



Estas imagens demonstram o início da construção do ombro do nosso braço robótico humanóide, como lhe gostamos de chamar, bem como o suporte (tubo de PVC)  que vai sustentar o braço.