domingo, 30 de janeiro de 2011

Paitrocínios

Estes últimos dias não tenho escrito no blogue, porque tenho estado a mandar e-mails para todas as empresas a que nos propusemos enviar, e até mais que isso. Infelizmente, as respostas não foram de qualquer forma positivas. Como pensávamos...
Ainda enviei uma carta à direcção da escola a pedir autorização para a venda de doces e salgados nos bares da mesma, mas a resposta foi novamente negativa.
Resta-nos apenas aguardar a resposta do bar dos professores, mas que não ajudará muito independentemente da resposta que obtivermos.
A diferença não é muita, porque mesmo que viesse-mos a obter algum lucro, tais rendimentos não seriam suficientes para amortizar de forma significativa o valor do nosso projecto.
Dada o cenário negro em que nos encontramos, a única alternativa fiável, será a ajuda dos PAItrocínios, ou seja, ajuda dos nossos queridos pais. E teremos de por mãos à obra o mais rapidamente possível, pois já aguardamos tempo suficiente, e não nos podemos dar-nos ao luxo de esperar muito mais, dado o curto prazo à disponibilidade.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

!Ponto da situação!

Mais uma vez, venho trazer notícias sobre o andamento do nosso projecto, que, infelizmente não nos está a correr da melhor forma, pois ao contrário do que estávamos à espera, todos os e-mais para quem mandamos, foram respondidos de forma negativa.
Deparamos-nos com uma complicada situação, pois não temos para já uma alternativa concreta. Esperemos obter mais respostas, e desta vez, de forma afirmativa.

Entretanto, consegui me aconselhar com uma amiga minha, que esteve na mesma situação que nós. Em que, me disse que seria melhor tentar mandar e-mails para empresas do ramo automóvel, pois estavam mais de encontro com o nosso tipo de projecto. E enquanto os patrocínios chegavam e não chegavam, poderíamos vender alguns bolos no bar, claro que não era muito lucro de uma só vez, mas ao longo do tempo, seria uma mais valia para dar continuidade ao projecto.

Resta-me apenas comunicar todas estas novas ideias ao grupo, esperando a sua aprovação! =)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

modelo a 3D do novo projecto

Esta é o braço que estamos a pensar realizar, embora neste momento todas as respostas tenham sido negativas, ainda existe um pouca de esperança da nossa parte. Pois é fundamental a ajuda de alguns patrocínios para esta concretização mais âmbiciosa.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lista de materiais e respectivos orçamentos

Orçamento Financeiro

Esta semana, decidimos por "mãos à obra", e finalmente fazer um orçamento detalhado, sobre quanto é que iríamos gastar na construção deste novo modelo. A estimativa já estava mais ou menos feita, restou-nos apenas tabelar valores.
Valores esses, que terão de estar devidamente assinalados quando enviar-mos os nossos e-mails a pedir o patrocínio das empresas ou universidades.
A lista que temos em mente, tem cerca de quarenta empresas e universidades. Apesar de parecer que são bastantes, tem de ser assim mesmo, pois temos de contar com um NÃO já garantido à partida, e todos os patrocínios que daí advirem, é lucro.
Em relação ao financiamento da escola, contamos com o suporte desta, embora não podendo nos apoiar  a 100%, pois esta apenas cobrirá as despesas que não sejam suportadas pelos patrocínios.
Em relação ao dinheiro que poderá ser angariado a mais, nós iremos utiliza-lo para comprar materiais mais sofisticados, caso nos seja possível. Materiais como o acrílico, uma madeira de melhor qualidade, etc...ideias não nos faltam!

Uma das grandes questões que nos intrigavam, era acerca do que fazer posteriormente com o nosso projecto final, devidamente acabado, e com quem ficar. Assim, foi acordado que o projecto ficaria na posse da nossa escola, e que iria utilizar o projecto para futuras demonstrações aos alunos. Assim sabemos que o nosso trabalho irá servir de inspiração para muitos mini-einsteins.
Para isso, teremos de ter um pouco mais de trabalho, pois teremos de realizar a construção de um pequeno manual de instruções do nosso braço robótico.

Apenas para finalizar, e voltando novamente ao tema dos patrocínios, queria apenas acrescentar que estas empresas e universidades serão publicitadas, se assim o desejarem, através dos nossos blogues (4elementos do  grupo+ blogue de grupo), de autocolantes no nosso braço robótico, oralmente na nossa apresentação final, através de um placár que será exposto com o nome de todos os nossos patrocinadores, e ainda no nosso manual de instruções, na página final.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

...Novos objectivos...

A estrutura do braço robótico não se vai assemelhar muito á nossa fisionomia humana, como esperávamos… enfim, esse é mais um dos nossos objectivos que acabou por não se realizar… Apesar disso, esperamos certamente, que este braço consiga ajudar o ser humano nalgumas tarefas simples.
O produto final, tem algo a ver com esta imagem:

Os custos também não se assemelham nem de longe, nem de perto ao que inicialmente queriamos, ou seja, o orçamento ronda á volta dos 300 e tal euros… um valor algo âmbicioso, mas que, com a ajuda de alguns patrocínios, iremos certamente conseguir desenvolvê-lo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

alteração de planos...

Houve de facto uma alteração de planos, como referi anteriormente. Só não esperava é que a alteração pudesse por em causa, parte dos objectivos do que inicialmente nos propunha-mos a desenvolver, nomeadamente, o fabrico de peças que pudesse-mos aceder facilmente e de baixo custo monetário, e respectiva construção do braço, a partir das mesmas.
Acontece que, como é normal, os nossos planos acabaram por não se adequar muito bem, ao tipo de projecto, ou seja, iriamos ter muito mais trabalho com o nosso bracito, e o produto final, não se iria assemelhar ao esperado, assim, e após alguma pesquisa nestas férias, aconcelharam-nos procurar fazer um braço robótico que fosse mais desenvolvido, embora ainda dentro do padrão de baixo custo e materiais considerados bastante simples, dentro desta área de trabalho...

Estas alterações feitas, transmitem o desenvolvimento do projecto, bem como a nossa adaptação, às necessidades adquiridas ao longo neste primeiro percurso!